31 janeiro 2007

RG 2330 SBGR-SBSV

Bom tempo nesta curta viagem à Salvador.


Aeronave: Boeing 737-300 Varig - PP-VPC
Dep.: 10:30 Guarulhos Intl (SBGR)
Arr.: 12:37 D.L.E Guimarães (SBSV)
IFR : 01:05
Distância: 788,6'
Fuel: 2227 gal

30 janeiro 2007

TCA: TX 6204 MKJS-MUHA-KIAH

Belíssimo tempo durante toda a duração do vôo, mas fortes ventos NW.
By the book!!!


Aeronave: Boeing 737-700 TE - CU-T737
Dep.: 16:00 Sangster Intl (MKJS)
Arr.: 17:21 Jose Marti Intl (MUHA)
Dep.: 18:00 Jose Marti Intl (MUHA)
Arr.: 20:47 George Bush Intl/Houston (KIAH)
IFR : 02:11
Distância: 1275,2'
Fuel: 3966 gal

29 janeiro 2007

BGA: MF002 MMPA-MMTM

Um vôo para apreciar a paisagem... monótona, por sinal.


Aeronave: Cessna C172 Skyhawk - N0615BG
Dep.: 22:00 Taijin (MMPA)
Arr.: 23:15 Gen Francisco Javier Mina (MMTM)
Distância: 104,3'
Fuel: 8 gal

28 janeiro 2007

LA 4005 SBEG-TFFF

Decolagem ao cair da tarde, com uma belíssima e cintilante lua no céu.
Este foi um vôo de rotina, com bom tempo e sem incidentes.


Aeronave: Airbus A321-200 - N321AL
Dep.: 21:30 Eduardo Gomes Intl (SBEG)
Arr.: 00:29 Le Lamentin (TFFF)
IFR : 01:29
Distância: 1173,4'
Fuel: 2949 gal

26 janeiro 2007

RG 8943 SVMI=SBGR

Vôo de retorno. Na saída de Maiquetia, uma Lua brilhante no céu. Uma chegada tranqüila completada "by the book". Apenas a lotação do vôo deixou a desejar.


Aeronave: Boeing 767-300 Varig - PP-VOJ
Dep.: 03:10 Simon Bolivar Intl (SVMI)
Arr.: 08:56 Guarulhos Intl (SBGR)
IFR : 01:17
Distância: 2453,9'
Fuel: 7223 gal

25 janeiro 2007

LAZ 008 EGPH-EIDW

Este é o primeiro vôo no FSX e confesso ter me deparado com as dificuldades normais de adaptação à dinâmica própria de um novo simulador.
Passei boa parte do vôo configurando a relação entre as configurações da placa de vídeo e da imagem no simulador. Assim este vôo pode ser considerado ainda de teste e adaptação.


Aeronave: Lockheed L049A L'Air Azur - F-ADCT
Dep.: 08:40 Edinburgh (EGPH)
Arr.: 10:15 Dublin Intl (EIDW)
Distância: 194,6'
Fuel: 472 gal

24 janeiro 2007

TCA: TL012 LFSD-MYNN

Nada como uma preciosíssima carga de barris de vinho de Dijon para Nassau.
Uma belíssima chegada pela manhã.


Aeronave: Antonov An124 TL - RA 82005
Dep.: 03:15 Longvic AB (LFSD)
Arr.: 13:27 Nassau Intl (MYNN)
IFR : 01:58
Distância: 4070,1'
Fuel: 14714 gal

23 janeiro 2007

BGA: MF002 MMVR-MMPA

Um curto vôo para um pequeno aeródromo no México.


Aeronave: Cessna C172 Skyhawk - N0615BG
Dep.: 20:20 Gen heriberto Jara Intl (MMVR)
Arr.: 21:37 Taijin (MMPA)
Distância: 117,8'
Fuel: 8 gal

21 janeiro 2007

RG 8942 SBGR-SVMI

Decolagem normal, com o céu bastante encoberto na região em torno de São Paulo.
Esperava ver o cometa, que não estou conseguindo mais ver de terra...
Uma belíssima aproximação de Maiquetia. Para quem não sabe, tem de se vencer uma cadeia montanhosa antes de fazer a final. Caracas à noite é um espetáculo à parte.


Aeronave: Boeing 767-300 Varig - PP-VOJ
Dep.: 21:15 Guarulhos Intl (SBGR)
Arr.: 01:50 Simon Bolivar Intl (SVMI)
IFR : 01:27
Distância: 2449,7'
Fuel: 7830 gal

19 janeiro 2007

LA 4086 SBGL-TFFF

Um vôo noturno, com uma partida muito interessante do Galeão, claro, sem nuvens e fazendo o contorno sobre a ponte Rio-Niterói.
Como sempre acontece na aproximação de Fort-de-France, vindo do sul, há o sobrevôo de Santa Lúcia, um espetáculo a parte durante a noite.
E, para não perder o costume, algum nevoeiro na chegada: só foi possível ver a pista um pouco depois do porto.


Aeronave: Boeing 767-300 - N576AL
Dep.: 22:00 Galeão-Antonio C Jobim Intl (SBGL)
Arr.: 03:51 Le Lamentin (TFFF)
IFR : 01:43
Distância: 2561,2'
Fuel: 9998 gal

18 janeiro 2007

BGA: MF002 MMCE-MMVR

Um vôo básico até Vera Cruz, com baixíssima visibilidade na partida e na chegada.


Aeronave: Cessna C172 Skyhawk - N0615BG
Dep.: 17:05 Ciudad Del Carmen Intl Arpt (MMCE)
Arr.: 19:45 Gen heriberto Jara Intl (MMVR)
Distância: 251,1'
Fuel: 16 gal

17 janeiro 2007

TCA: TL0111 FTTJ-LFSD

Muito nevoeiro na partida. O céu se abriu apenas depois de FL160. Pude avistar o belo lago que fica na divisa entre os países; é bastante extenso e ainda o sobrevoei por um bom tempo.
Uma complexa aproximação a Dijon em virtude da neve.
Espero não precisar ficar muito tempo. Para isso, o pessoal de terra precisa ser ágil para descarregar os equipamentos de manutenção de aeronaves que trouxemos a bordo, como carga.


Aeronave: Antonov An124 TL - RA 82005
Dep.: 07:50 N'Djamena (FTTJ)
Arr.: 13:39 Longvic AB (LFSD)
IFR : 01:19
Distância: 2191,8'
Fuel: 8844 gal

16 janeiro 2007

RG 8741 EDDF-SBGR

Um longuíssimo vôo de volta ao Brasil. Uma fantástica aproximação de Garulhos, com todo o tráfego que São Paulo tem direito. Junto comigo, havia um Ibéria, dois Varig e um CSA se preparando para pouso. Isso sem contar que havia os vôos regulares de Congonhas.
E, no Brasil, sempre há bom tempo.


Aeronave: MD11 Varig - PP-VPJ
Dep.: 21:05 Frankfurt/Main (EDDF)
Arr.: 09:09 Guarulhos Intl (SBGR)
IFR : 02:16
Distância: 5339,9'
Fuel: 24613 gal

15 janeiro 2007

TCA: TL0110 GOOY-FTTJ

Minha preocupação na partida era se confirmar se os tambores de óleo estavam bem presos, pois havia previsão de turbulência para este curto trajeto.
N'Djamena fica nas proximidades do Lago Chade, que é fronteira entre o Chade, Camarões, Nigéria e Níger. A região estava coberta de intenso nevoeiro, o que forçou uma aproximação e pouso totalmente sob instrumentos.


Aeronave: Antonov An124 TL - RA 82005
Dep.: 11:20 Leopold Sedar Senghor (GOOY)
Arr.: 15:42 N'Djamena (FTTJ)
IFR : 01:22
Distância: 1913,4'
Fuel: 6879 gal

LA 3023 SKBO-SBGL

O ponto alto desta longa viagem é a desafiadora decolagem de Bogotá. Depois de alcançar a altitude de cruzeiro prevista, é uma reta direto para Piraí, já próximo ao Rio.


Aeronave: Boeing B757-200 - N574AL
Dep.: 18:40 Eldorado Intl (SKBO)
Arr.: 00:29 Galeão-Antonio C Jobim Intl (SBGL)
IFR : 01:22
Distância: 2482,4'
Fuel: 5797 gal

10 janeiro 2007

TCA: TL0109 ZSPD-GOOY

Uma noite comprida, pois são nove horas de fuso horário para atrasar os relógios. Com vento predominantemente oeste, tudo se soma para tornar esta viagem especialmente longa. Desta vez, transportando vestuário de Xangai para Dakar.


Aeronave: Antonov An124 TL - RA 82005
Dep.: 19:20 Pudong (ZSPD)
Arr.: 09:17 Leopold Sedar Senghor (GOOY)
IFR : 01:22
Distância: 4675,7'
Fuel: 24050 gal

09 janeiro 2007

BGA: MF002 MMCM-MMCE

Um vôo sobre os monumentos históricos do México e ligando duas grandes cidades turísticas. Forte vento cruzado na chegada.


Aeronave: Cessna C172 Skyhawk - N0615BG
Dep.: 14:30 Chetumal Intl (MMCM)
Arr.: 16:35 Ciudad Del Carmen Intl Arpt (MMCE)
Distância: 199,0'
Fuel: 14 gal

06 janeiro 2007

TCA: TL0108 EFHK-ZSPD

Uma carga diferente para levar de Helsinki para Xangai: um monte de lobos. Não me cabe perguntar a razão, apenas checar se estão bem acondicionados e transportá-los.
Novamente, um longo vôo noturno, onde pude presenciar um belíssimo nascer da lua sobre S. Petersburg e, na aproximação de Xangai, ao nascer do sol.
Fortíssimos ventos na chegada ao destino me fizeram adotar uma compensação de rumo de até 20º: os ventos ultrapassaram os 130'.
Porém, a chegada foi sem incidentes, uma vez que esta é uma excelente aeronave, preparada para os piores tipos de pousos, nas mais limitadas condições possíveis.


Aeronave: Antonov An124 TL - RA 82005
Dep.: 19:20 Vantaa (EFHK)
Arr.: 00:00 Pudong (ZSPD)
IFR : 02:17
Distância: 4272,5'
Fuel: 14148 gal

04 janeiro 2007

LH 573 FAJS-EDDF

Uma longa viagem antes de poder voltar para casa.
Daqui segue um vôo direto para Guarulhos.


Aeronave: Boeing 747-400 Lufthansa - D-ABVE
Dep.: 19:15 Johannesburg Intl (FAJS)
Arr.: 05:45 Frankfurt/Main (SBGR)
IFR : 01:52
Distância: 4849,0'
Fuel: 28232 gal

02 janeiro 2007

TCA: TL0107 MYNN-EFHK

Uma decolagem perfeita num belo dia de sol.
A carga era de aeronaves desmontadas.
Turbulência apenas na chegada à Irlanda.
De todo modo, um longo e belo vôo.


Aeronave: Antonov An124 TL - RA 82005
Dep.: 19:20 Nassau Intl (MYNN)
Arr.: 06:05 Vantaa (EFHK)
IFR : 01:45
Distância: 4933,9'
Fuel: 15753 gal

01 janeiro 2007

LA 1648 KDFW-SKBO

Dallas estava extremamente movimentado e, à medida que ganhava altura, mantinha também controle sobre as demais aeronaves chegando e partindo.
A aproximação de Bogotá é uma das mais difíceis. O mesmo se pode dizer do pouso, uma vez que o aeroporto fica sobre um platô.


Aeronave: Boeing B767-300 - N576AL
Dep.: 15:00 Dallas-Ft Worth Intl (KDFW)
Arr.: 20:05 Eldorado Intl (SKBO)
IFR : 01:35
Distância: 2240,1'
Fuel: 8070 gal