30 abril 2007

Total de horas de vôo

2940,00 - Tradewind Caribbean Airlines
0880,67 - Livewire Airlines
0676,72 - Virtual Brazilian Airlines
0317,35 - Orange Air (inativa)
0148,80 - Flying Tigers Group
0121,87 - Icaro Airlines (inativa)
0092,18 - Blue Grass Airlines
0086,15 - Sudaero (inativa)
0057,92 - L'Air Azur (inativa)
0048,40 - South American Airlines
0007,82 - Piloto Privado
============================
5377,88 - Total

LH 490 KJFK-SKBO

Autorizado a decolar depois de uma longa espera na cabeceira da 31L de KJFK.
O vôo foi normal, com ótimo tempo, sem turbulência. Porém, o atraso inicial de cerca de meia hora refletiu-se na chegada em Bogotá, que acabou ocorrendo à noite.


Aeronave: Boeing 707-320B Lufthansa - D-ABUK
Dep.: 19:10 Kennedy Intl (KJFK)
Arr.: 00:52 Eldorado Intl (SKBO)
IFR : 02:02
Distância: 2245,0'
Fuel: 6597 gal

28 abril 2007

TCA TL 0423 FTTG-EDDS

Vôo de rotina.


Aeronave: Antonov An124 TL - RA 82005
Dep.: 04:50 Goz-Beida (FTTG)
Arr.: 11:04 Stuttgart (EDDS)
IFR : 00:59
Dist: 2540,3'
Fuel: 9884 gal

22 abril 2007

LA 2678 FACT-LSZH

Uma longa viagem de volta à Europa, com uma aproximação delicada em razão da forte turbulência sobre os Alpes e algumas instruções erradas da torre de controle. Vocês acharam que é só no Brasil?


Aeronave: Boeing 747-400 - N542AL
Dep.: 04:00 Cape Town Intl (FACT)
Arr.: 15:14 Zurich (LSZH)
IFR : 01:52
Distância: 5286,5'
Fuel: 34965 gal

20 abril 2007

TCA TL 0422 GOOY-FTTG

Levando tratores para a construção civil.


Aeronave: Antonov An124 TL - RA 82005
Dep.: 10:50 Leopold Sedar Senghor (GOOY)
Arr.: 16:42 Goz-Beida (FTTG)
IFR : 01:38
Dist: 2315,9'
Fuel: 8981 gal

17 abril 2007

LH 408 EDDH-KJFK

Voando um clássico!!! De Hamburg a New York.


Aeronave: Boeing 707-320B Lufthansa - D-ABUK
Dep.: 11:45 Hamburg Intl (EDDH)
Arr.: 20:15 Kennedy Intl (KJFK)
IFR : 01:37
Distância: 3387,3'
Fuel: 11000 gal

16 abril 2007

TCA TL 0421 KMIA-KMIA

Partindo de Miami, carga pesada para Dakar: transformadores elétricos para usinas.


Aeronave: Antonov An124 TL - RA 82005
Dep.: 22:40 Miami Intl (KMIA)
Arr.: 06:43 Leopold Sedar Senghor (GOOY)
IFR : 01:50
Dist: 3683,5'
Fuel: 12092 gal

15 abril 2007

LA 2834 EGLL-FACT

Uma longa viagem, mas com a aeronave 87% cheia.
Para quem não conhece, a África do Sul possui belíssimas paisagens e um relevo admirável.


Aeronave: Boeing 747-400 - N624EL
Dep.: 04:00 Heathrow (EGGL)
Arr.: 15:04 Cape Town Intl (FACT)
IFR : 01:38
Distância: 5293,6'
Fuel: 39465 gal

14 abril 2007

TCA TL 0420 TNCC-KMIA

Buscando carga em Miami.


Aeronave: Antonov An124 TL - RA 82005
Dep.: 12:20 Willemstat/Hato Intl (TNCC)
Arr.: 15:38 Miami Intl (KMIA)
IFR : 01:28
Dist: 1065,7'
Fuel: 5900 gal

13 abril 2007

DE 4525 LPMA-EDDH

Trazendo os turistas de volta de Ilha da Madeira para Hamburg.
Na foto, o rio Elba (Die Elbe) com o porto ao fundo, em que estive diversas vezes em minha vida como piloto de navio.


Aeronave: Airbus A320-200 Condor - D-AICB
Dep.: 07:35 Madeira (LPMA)
Arr.: 11:49 Hamburg Intl (EDDH)
IFR : 01:10
Distância: 1739,4'
Fuel: 3837 gal

11 abril 2007

TCA: TL 3590 SBKP-SGAS-SCEL-SAEZ-SBKP

Saindo no horário com a aeronave pesada de componentes automotivos.
O que será a carga em Assunción?


Aeronave: Bae146-300QT TL - PJ TQX
Dep.: 07:30 Viracopos Intl (SBKP)
Arr.: 09:31 Silvio Pettirossi Intl (SGAS)
IFR : 00:57
Dist: 606,0'
Fuel: 1330 gal

Essa linha parece a "Transmuambeira". De todo modo, trouxe para Santiago várias peças de tecido. Mas fui checar se tinha cigarro, uísque ou componentes eletrônicos.


Dep.: 10:00 Silvio Pettirossi Intl (SGAS)
Arr.: 12:50 Arturo Merino Benitez Intl (SCEL)
IFR : 01:05
Dist: 910,8'
Fuel: 1907 gal

Dando continuidade aos vôos desta linha circular, desta vez com obras de arte para uma esposição em Buenos Aires. Mas tenho de ficar ligado, quem sabe não tenham enfiado algum contrabando em Assumción...


Dep.: 13:30 Arturo Merino Benitez Intl (SCEL)
Arr.: 15:40 Ezeiza Intl/Min Pistarin (SAEZ)
IFR : 01:01
Dist: 653,8'
Fuel: 1376 gal

Desta vez, um carregamento de roupas e vestuário para uma loja especializada em São Paulo. Mas, a pergunta que não quer calar: será que tem muamba?


Dep.: 16:10 Ezeiza Intl/Min Pistarin (SAEZ)
Arr.: 18:54 Viracopos Intl (SBKP)
IFR : 01:25
Dist: 930,4'
Fuel: 1899 gal

05 abril 2007

AM 041 SBSP-SBPA

Primeiro vôo noturno no FSX.
Levando pesquisadores da USP para a Unisinos.


Aeronave: Bombardier CRJ 700 - PT-SSC
Dep.: 23:35 Congonhas Intl (SBSP)
Arr.: 01:20 Salgado Filho Intl (SBPA)
IFR : 01:45
Dist: 462,2'
Fuel: 1220 gal

04 abril 2007

LAZ 009 LEMD-LPPR-LEZL-LFMN

Durante todo o vôo tive de lidar com uma pane no sistema de alimentação de combustível, apenas a partir da metade do vôo é que descobri que tinha de redistribuir o combustível entre todos os tanques. (Não encontrei anda no manual!!!)


Aeronave: Lockheed L049A L'Air Azur - F-ADCT
Dep.: 07:15 Barajas (LEMD)
Arr.: 09:00 Francisco Sa Carneiro (LPPR)
IFR : 01:45
Distância: 254,6'
Fuel: 681 gal

Saindo de Porto, segui para Sevilha que, no período dos descobrimentos, era o prinicpal porto de saída para as Américas, Inglaterra e Flandres. Por esta razão, era a residência oficial de muitos geógrafos e cartógrafos.
Se na saída tive de esperar por um Airbus da Iberia, na chegada, um MD80 da mesma companhia me "atropelou" e a torre mandou um "go around", pois eu era o primeiro da fila.


Dep.: 09:40 Francisco Sa Carneiro (LPPR)
Arr.: 11:24 San Pablo (LEZL)
Distância: 321,9'
Fuel: 708 gal

Um longo vôo e a grande altitude. Mas enfim, o retorno à base depois de um longo tempo fora, voando pelo norte da Europa numa viagem de "circunavegação". E, para variar, Nice estava sob nevoeiro e só foi possível enxergar a pista a pouco mais de 3', pouco para um pouso visual.


Dep.: 12:15 San Pablo (LEZL)
Arr.: 15:35 Nice/Cote d'Azur (LFMN)
Distância: 737,4'
Fuel: 1580 gal

01 abril 2007

Total de horas de vôo

2903,00 - Tradewind Caribbean Airlines
0858,33 - Livewire Airlines
0676,72 - Virtual Brazilian Airlines
0317,35 - Orange Air (inativa)
0130,40 - Flying Tigers Group
0121,87 - Icaro Airlines (inativa)
0086,15 - Sudaero (inativa)
0084,98 - Blue Grass Airlines
0054,59 - L'Air Azur (inativa)
0048,40 - South American Airlines
0006,07 - Piloto Privado
============================
5287,86 - Total