30 junho 2007

Total de horas de vôo

2984,00 - Tradewind Caribbean Airlines
0934,05 - Livewire Airlines
0676,72 - Virtual Brazilian Airlines
0317,35 - Orange Air (inativa)
0176,80 - Flying Tigers Group
0121,87 - Icaro Airlines (inativa)
0105,93 - Blue Grass Airlines
0086,15 - Sudaero (inativa)
0064,84 - L'Air Azur (inativa)
0048,40 - South American Airlines
0013,03 - Piloto Privado
0006,46 - Golden Wings
============================
5535,60 - Total

28 junho 2007

TCA TC 1090 MYNN-EDDH-UUEE


Vôo de estréia desta aeronave. Tive de aprender os comandos na marra. Os pax nem notaram porque não interferiu na segurança. Uma ótima chegada a Hamburgo. E, a aeronave é mesmo ótima de voar!!!

Aeronave: McDonnel Douglas DC-10-30 - N39081
Dep.: 02:30 Nassau Intl (MYNN)
Arr.: 12:05 Hamburg (EDDH)
Dist: 4185,0'
Fuel: 24934 gal


Um vôo curto, agora mais familiarizado com a aeronave. Boas rajadas de vento sobre a Polônia. De todo modo, muitas nuvens e poucos cenários para apreciar.

Aeronave: McDonnel Douglas DC-10-30 - N39081
Dep.: 14:05 Hamburg (EDDH)
Arr.: 17:00 Sheremetyevo (UUEE)
Dist: 1024,0'
Fuel: 6583 gal

23 junho 2007

LA 4196 MMMX-UTTT


Um longuíssimo vôo quase cruzando a calota polar ártica. Porém, acima de tudo, o que marcou foi o ótimo tempo durante todo o vôo. Contava com fortes ventos, rajadas, etc... Mas nada disso aconteceu, tive ventos de no máximo 50' para FL370, o que é considerado pouco.
Nevoeiro tanto na partida como na chegada. A saída da Cidade do México, logo cedo da manhã, foi algo lindo de se ver. A chegada em Tashkent foi sob forte neblina, avistando a pista apenas a cerca de 2' antes do pouso. Mas também se trata de uma cidade bonita. Ao longe, vê-se a cordilheira do Himalaia.

Aeronave: Boeing 747-400 - N545AL
Dep.: 11:55 Lic Benito Juarez Intl (MMMX)
Arr.: 03:30 Yuzhny (UTTT)
IFR : 01:41
Distância: 7268,6'
Fuel: 31358 gal

22 junho 2007

TCA TL3011 SBKP-SKBO


Transportando três tratores desmontados para Bogotá, mas peças de reposição. Uma viagem tranqüila, com muito nevoeiro na chegada, embora boa visibilidade na aproximação.

Aeronave: Douglas DC-10-30F TL - PJ-TBX
Dep.: 17:00 Viracopos Intl (SBKP)
Arr.: 22:30 Eldorado Intl (SKBO)
IFR : 01:35
Dist: 2337,2'
Fuel: 9348 gal

18 junho 2007

LA 3978 SBGL-MMMX


Um looongo vôo.
Mas com ventos favoráveis, foi completado até antes da hora.
De todo modo, os componentes automotivos só serão desembarcados pela manhã.

Aeronave: Boeing 747-400F - N553AL
Dep.: 00:30 Galeão/Antonio C Jobim Intl (SBGL)
Arr.: 10:25 Lic Benito Juarez Intl (MMMX)
IFR : 01:08/09:38
Distância: 4584,2'
Fuel: 34235/8258 gal

14 junho 2007

TCA TL 3863 SAVC-SAZB-SAEZ


Um vôo curto entre dois aeroportos classicamente associados ao embarque de frutas. Contudo, também transportei componentes eletrônicos e algum malote postal.

Aeronave: Bae146-300QT TL - PJ TQX
Dep.: 15:30 Gen. Enrique Mosconi Intl (SAVC)
Arr.: 17:14 Comandante Espora NAS (SAZB)
Dist: 500,2'
Fuel: 1171 gal


Última perna deste vôo cargueiro. Algumas peças de carne para uma importante churrascaria de Buenos Aires foram embarcadas em Bahia Blanca.

Aeronave: Bae146-300QT TL - PJ TQX
Dep.: 17:45 Comandante Espora NAS (SAZB)
Arr.: 19:04 Ezeiza Intl Ministro Pistarin (SAEZ)
Dist: 345,7'
Fuel: 754 gal

10 junho 2007

BML26A TNCA-TNCB-SVLO-SVMG

Uma bela decolagem sob nevoeiro em Aruba, com destino a Bonaire, sobrevoando Curaçao.
A aeronave, um Stinson Reliant, tem como ponto alto um belíssimo painel de madeira. Mas não deixa de ser bastante barulhento, considerando-se a sua idade. Este foi construído em 1937, é uma jóia rara, todo reformado.
A carga é de malotes postais.


Aeronave: Stinson Reliant - NC-LB12
Dep.: 11:50 Oranjenstad/Reina Beatrix Intl (TNCA)
Arr.: 13:28 Flamingo (TNCB)
Distância: 104,7'
Fuel: 17 gal

Embora tenha sido um vôo tranqüilo, dá também para dizer que foi bastante monótono, com muitas nuvens que dificultaram a visualização das ilhas sobre as quais passei.
De todo modo, os malotes de correio foram entregues.


Aeronave: Stinson Reliant - NC-LB12
Dep.: 13:50 Flamingo (TNCB)
Arr.: 15:26 La Orchila (SVLO)
Distância: 125,4'
Fuel: 19 gal

Dessa vez, um nevoeiro fraco durante a maior parte do vôo. Já estou até acostumado a pousar em Santa Marguerita avistando a pista com pouco mais de 2 milhas.


Aeronave: Stinson Reliant - NC-LB12
Dep.: 16:00 Flamingo (SVLO)
Arr.: 17:40 Del Caribe Intl (SVMG)
Distância: 147,7'
Fuel: 21 gal

09 junho 2007

GW002 KMVY-22B-NK82

Debaixo de chuva na maior parte do tempo.
Martha's Vineyard é um paraíso perto de NY. Particularmente se o cenário estiver ambientado para cerca de 1930. Seguimos pela costa até encontrarmos com o Rio Connecticut, próxima referência, sobrevoado até chegarmos próximo ao destino, Montain Meadow Airstrip.
Em torno, apenas bucólicas fazendas, algumas pequenas igrejas e o sossego dos tempos antigos.


Aeronave: Waco UPF7- N32515
Dep.: 09:50 Martha's Vineyard (KMVY)
Arr.: 11:49 Mountain Meadow Airstrip (22B)
Dist: 121,7'
Fuel: 19 gal

Segunda perna para Toronto. Desta vez com bom tempo, apesar das nuvens baixas.


Aeronave: Waco UPF7- N32515
Dep.: 12:30 Mountain Meadow Airstrip (22B)
Arr.: 14:48 Enginners (NK82)
Dist: 161,9'
Fuel: 25 gal

08 junho 2007

LA 2691 LSZH-SBGL

Belíssimas paisagens após a partida de Zurich.
Contudo, em razão dos fortes ventos, um atraso de mais de uma hora. O pouso no Rio foi após as 18 horas.


Aeronave: McDonnel Douglas MD-11 - N271AL
Dep.: 10:00 Zurich Intl (LSZH)
Arr.: 21:43 Galeão/Antonio C Jobim Intl (SBGL)
IFR : 03:31
Distância: 5176,3'
Fuel: 23040 gal

07 junho 2007

RG2342 SBGL-SBRF

Sem atrasos, apesar da neblina.


Aeronave: Boeing 737-300 Varig - PP-VPC
Dep.: 11:45 Galeao/Antonio C Jobim Intl (SBGL)
Arr.: 14:29 Guararapes Intl (SBRF)
Distância: 1030,1'
Fuel: 2813 gal

05 junho 2007

TCA TL SAEZ-SAZB-SAVC

Um vôo noturno para Bahia Blanca e Comodoro Rivadavia, transportando peças de reposição para equipamentos eletrônicos, embarcados em Buenos Aires.


Aeronave: Bae146-300QT TL - PJ TQX
Dep.: 08:00 Ezeiza Intl Ministro Pistarin (SAEZ)
Arr.: 09:46 Comandante Espora NAS (SAZB)
Dist: 352,5'
Fuel: 1049 gal

Aeronave: Bae146-300QT TL - PJ TQX
Dep.: 10:15 Comandante Espora NAS (SAZB)
Arr.: 12:09 Gen. Enrique Mosconi Intl (SAVC)
Dist: 488,5'
Fuel: 1234 gal

02 junho 2007

LAZ 010B LFBO-LFBD-LFLY

Bordeaux era o assentamento de uma tribo celta, que chamava a este lugar de Burdigala, supostamente um nome da Aquitânia. Bourde é ainda o nome de um rio que passa na região. Para os romanos, era um porto estratégico, ligando Tin e Leads comercialmente a Roma. Posteriormente, tornou-se a capital da Aquitânia até ser saqueada pelos Vândalos, depois pelos Visogodos e finalmente, pelos Francos, quando a cidade entrou num período de obscurecimento.
A cidade ressurgiu como sede do reinado dos Merovíngios. Foi tomada e retomada diversas vezes ainda, chegando inclusive a fazer parte da Inglaterra. Voltou a se tornar uma cidade importante por conta de seu vinho. Provavelmente, é o que os passageiros vieram fazer.
Vitor Hugo dizia da cidade, ressaltando a sua beleza: "Tome Versalhes e Antuérpia e você terá Bordeaux"


Aeronave: DH89A Dragon Rapide L'Air Azur - F-DHPA
Dep.: 10:00 Blagnac (LFBO)
Arr.: 11:31 Merignac (LFBD)
Distância: 120,7'
Fuel: 28 gal

Lyon é a terceira maior cidade da França. Corresponde à Lugdunun dos romanos, sendo associada ao deus celta Lugh. Os historiadores presumem que a idéia era nomeá-la como a "cidade das luzes".
A partir daí surgiram diversas corelações, pois Lugh correspondia ao deus romano Mercúrio, cujo animal símbolo é o galo. Esta ave é até os dias de hoje o animal símbolo da cidade.
Possuía uma importância estratégica para os romanos, como via de acesso a outras regiões do norte do país. Em outros episódios, rivalizou poder com Paris. Mas também foi o cenário do massacre dos huguenotes.
É mundialmente conhecida pela sua produção e manufatura de seda e tecidos de uma forma geral.
Há muita história nesta cidade que, por muito tempo, foi a mais rica da França. Os turistas aqui deixados terão um bom tempo para se deliciarem inclusive com a terceira maior praça da Europa, que fica aqui também.


Aeronave: DH89A Dragon Rapide L'Air Azur - F-DHPA
Dep.: 12:00 Merignac (LFBD)
Arr.: 14:40 Bron (LFLY)
Distância: 263,0'
Fuel: 67 gal