30 novembro 2007

Total de horas de vôo

3133,00 - Tradewind Caribbean Airlines
1021,81 - Livewire Airlines
0676,72 - Virtual Brazilian Airlines
0317,35 - Orange Air (inativa)
0230,30 - Flying Tigers Group
0131,60 - Blue Grass Airlines
0121,87 - Icaro Airlines (inativa)
0086,15 - Sudaero (inativa)
0066,84 - L'Air Azur (inativa)
0048,40 - South American Airlines
0062,90 - Virtual Pilot Association
0028,60 - Piloto Privado
0011,77 - Golden Wings
===================================
5937,31 - Total

27 novembro 2007

RG 843 KLAX-SPIM-SBGL-SBGR


Um clássico vôo da gloriosa Varig, de Los Angeles a Lima, seguindo depois para o Brasil. Principia à noite e amanhece sobre o Pacífico.

Aeronave: Boeing 707-320C Varig - PP-VJK
Dep.: 07:30 Los Angeles Intl (KLAX)
Arr.: 15:52 Jorge Chaves Intl (SPIM)
Distância: 3628,8'
Fuel: 9387 gal

Continuação do clássico vôo da Varig, agora para o Galeão.
Que pouso complicado... a torre quase me coloca numa situação de colisão, mandando que eu nivelasse em 2100' antes do tempo.
E, para variar, o pouso foi quase sem visibilidade.

Aeronave: Boeing 707-320C Varig - PP-VJK
Dep.: 15:40 Jorge Chaves Intl (SPIM)
Arr.: 20:30 Galeao/Antonio C Jobim Intl (SBGL)
Distância: 2136,3'
Fuel: 6636 gal


Última perna do vôo, chegando ao cair da tarde em Garulhos, sob aquela famosa neblina.

Aeronave: Boeing 707-320C Varig - PP-VJK
Dep.: 20:10 Galeao/Antonio C Jobim Intl (SBGL)
Arr.: 21:42 Guarulhos Intl (SBGR)
Distância: 242,7'
Fuel: 1474 gal

25 novembro 2007

TD4302 TFFR-TKPK-TNCM

A primeira parte deste vôo foi até tranqüila.
Nada como voar baixo neta região do Caribe, especialmente com bom tempo.
Mas não se engane, na foto não dá para ver qual foi a maior dificuldade desta viagem.

Aeronave: Douglas DC-3 TDM - PJ-TRM
Dep.: 18:00 Le Raizet (TFFR)
Arr.: 19:10 Bradshaw Intl (TKPK)
Dist: 103,1'
Fuel: 100 gal

Esta foi a decolagem de Bradshaw Intl.
Mas, como disse, o maior problema desta viagem não aparece na foto e, nesta segunda etapa ficou ainda mais evidente, uma vez que tive de lidar com fortes rajadas de vento lateral, amenizadas apenas na final de Princess Juliana.

Aeronave: Douglas DC-3 TDM - PJ-TRM
Dep.: 19:40 Bradshaw Intl (TKPK)
Arr.: 20:30 Princess Juliana Intl (TKPK)
Dist: 67,7'
Fuel: 57 gal

21 novembro 2007

2K 022 SEQU-SEGU

Um pequeno trecho em que havia alguma visibilidade.
O que se notou, durante toda a viagem, foi visibilidade muito próxima dos mínimos.

Aeronave: Boeing 737-200 Aerogal HC-CFR
Dep.: 12:35 Mariscal Sucre Intl (SEQU)
Arr.: 13:30 Simon Bolivar Intl (SEGU)
Distância: 157,8'
Fuel: 500 gal

20 novembro 2007

AV 067 SVMI-SKBO-SEQU

A aproximação ao aeroporto de Bogotá é sempre um desafio, ainda mais que geralmente se encontra encoberto por nuvens.

Aeronave: McDonnell Douglas MD-83 - EI-CBZ
Dep.: 19:00 Simon Bolivar Intl (SVMI)
Arr.: 20:54 Eldorado Intl (SSKBO)
Distância: 585,8'
Fuel: 1824 gal

A continuação deste vôo se deu com outra aeronave.
Faz tempo que não perdi um pouso. Tive de refazer a aproximação porque a torre me instruiu para uma posição muito acima do possível para pousar com segurança.
Bem, tão cedo não pretendo encarar outro desafio como este: Bogotá e Quito têm os aeroportos de mais difícil aproximação, pois são cercados de morros e se encontram em grande altura.
Mas não são os únicos na América do Sul e, nos Alpes, tem outros mais. Aguardem...

Aeronave: Boeing 757-200 Avianca EI-CEY
Dep.: 21:45 Eldorado Intl (SKBO)
Arr.: 23:21 Mariscal Sucre Intl (SEQU)
Distância: 406,8'
Fuel: 1431 gal

17 novembro 2007

TL3731 SBCY-SBBR

Enfim, de volta à Brasília.

Aeronave: Bae146-300QT TL - PJ-TQX
Dep.: 14:30 Marechal Rondon Intl (SBCY)
Arr.: 16:13 Pres Juscelino Kubitschek Int (SBBR)
Dist: 490,6
Fuel: 1044 gal

15 novembro 2007

GW 004 EBAW-EDWI-EKSS


Esta aeronave operou até 1946 e foi considerada, por muito tempo, o transatlântico dos ares, nos tempos glamourosos da aviação.
Muita turbulência e variações de pressão, rajadas de vento inconstantes que forlçaram a constantes correções de rota.

Aeronave: Short S.45 Solent 4 - G-ANYI
Dep.: 07:45 Deurne (EBAW)
Arr.: 09:04 Mariensiel (EDWI)
Distância: 201,7'
Fuel: 407 gal

Chegada a Samso, depois de sobrevoar o Canal de Kiel e um pedaço da Dinamarca.

Aeronave: Short S.45 Solent 4 - G-ANYI
Dep.: 13:30 Mariensiel (EDWI)
Arr.: 15:03 Samso (EKSS)
Distância: 185,4'
Fuel: 301 gal

14 novembro 2007

LA 1334 CYVR-KSAN

Um vôo cheio de muito relevo para ser admirado.
E a chegada a San Diego é um espetáculo à parte!!!

Aeronave: Boeing 737-500 - N505LW
Dep.: 17:50 Vancouver Intl (CYVR)
Arr.: 20:26 San Diego Intl (KSAN)
Distância: 1037,7'
Fuel: 2978 gal

11 novembro 2007

R7 733 SVBC-SVMI


A torre de Maiquetia me mandou para muito longe antes de permitir que eu pousasse.

Aeronave: Douglas DC-9-30 - YV-710C
Dep.: 23:20 Gen Jose Antonio Anzotegui (SVBC)
Arr.: 00:27 Simon Bolivar Intl (SVMI)
Distância: 141,2'
Fuel: 943 gal

R7 972 SVVA-SVBC


A decolagem de Valência é uma loucura, porque o aeroporto fica num buraco. Mas não deixa de ser um belíssimo lugar.
A aproximação a Valência foi pelo sul, também pelo lado mais difícil.

Aeronave: Douglas DC-9-30 - YV-710C
Dep.: 22:10 Arturo Michelena Intl (SVVA)
Arr.: 23:07 Gen Jose Antonio Anzotegui (SVBC)
Distância: 196,6'
Fuel: 759 gal

10 novembro 2007

TL3730 SBBR-SBGO-SBCY


Um vôo curto de Brasília a Goiânia, com uma carga de documentos oficiais.

Aeronave: Bae146-300QT TL - PJ-TQX
Dep.: 11:00 Pres Juscelino Kubitschek Intl (SBBR)
Arr.: 11:44 Santa Genoveva (SBGO)
Dist: 89,5'
Fuel: 358 gal


O restante dos documentos, agora para Cuiabá.
Mas também artigos gráficos.

Aeronave: Bae146-300QT TL - PJ-TQX
Dep.: 12:10 Santa Genoveva (SBGO)
Arr.: 13:37 Marechal Rondon Intl (SBCY)
Dist: 401,2'
Fuel: 899 gal

09 novembro 2007

VH 205 SVMC-SVVA


Sempre uma região inóspita e agora, ainda perigosa.
Mas o pouso no aeroporto de Valência é sempre uma façanha.

Aeronave: Douglas DC-9-30 - YV-142T
Dep.: 13:00 La Chinita Intl (SVMC)
Arr.: 14:15 Arturo Michelena Intl (SVVA)
Distância: 230,1'
Fuel: 940 gal

07 novembro 2007

TCA TD 4072 SVMG-SVPC-SVPR


Belíssimos vôos nesta linda região.
Esta é uma linha que faço pela TCA/TDM desde 1996. Sua continuação leva até Salto Angel. E tem como alternativa ligar-se à Boa Vista e, de lá, à TDM Brasil.

Aeronave: Cessna 208B Grand Caravan - PJ-CAD
Dep.: 17:50 Del Caribe Intl (SVMG)
Arr.: 18:26 Gen Jose Francisco Bermudez (SVCP)
Dist: 44,7'
Fuel: 17 gal

Aeronave: Cessna 208B Grand Caravan - PJ-CAD
Dep.: 18:40 Gen Jose Francisco Bermudez (SVCP)
Arr.: 19:58 Manoel Carlos Piar (SVPR)
Dist: 145,9'
Fuel: 50 gal

05 novembro 2007

VH 106 SVMI-SVMC


Nada como experimentar uma aeronave diferente.

Aeronave: McDonnell Douglas MD82 - YV-134T
Dep.: 14:50 Simon Bolivar Intl (SVMI)
Arr.: 16:07 La Chinita Intl (SVMC)
Distância: 285,3'
Fuel: 1158 gal

03 novembro 2007

TCA TC 0832 SVCL-SVMG


Estreando o Cessna na nova pintura da TCA.

Aeronave: Cessna 208B Grand Caravan - PJ-CAD
Dep.: 17:15 Calabozo (SVCL)
Arr.: 19:13 Del Caribe Intl (SVMG)
Dist: 263,2'
Fuel: 82 gal

02 novembro 2007

RG 8942 SBGR-SBEG-SVMI


A decolagem se deu debaixo de forte temporal e a torre me autorizou apenas depois de ter assumido todos os riscos. Havia muitos relâmpagos ao redor. Congonhas estava fechado. A opção foi "subir a ladeira" o mais rapidamente possível, cruzando SCB a 16000'.
A chegada em Manaus se deu com um densíssimo nevoeiro. O sobrevôo do rio Amazonas se deu às cegas. Mas a pista foi avistada com 3', razoável.

Aeronave: Boeing 737-300 VRG PP-VPC
Dep.: 20:15 Guarulhos Intl (SBGR)
Arr.: 00:15 Eduardo Gomes Intl (SBEG)
Distância: 1498,5'
Fuel: 3383 gal


Vôo de rotina, totalmente à noite. Mas para pousar, a torre me mandou dar uma enorme volta que atrasou a chegada em 15 minutos.

Aeronave: Boeing 737-300 VRG PP-VPC
Dep.: 00:45 Eduardo Gomes Intl (SBEG)
Arr.: 03:30 Simon Bolivar Intl (SVMI)
Distância: 935,8'
Fuel: 2739 gal