31 dezembro 2008

Total de horas de vôo

3343,00 - Tradewind Caribbean Airlines
1174,57 - Livewire Airlines
0900,52 - Virtual Brazilian Airlines
0335,60 - Flying Tigers Group
0317,35 - Orange Air (inativa)
0290,30 - Virtual Pilot Association
0200,92 - Blue Grass Airlines
0126,40 - Piloto Privado
0121,87 - Icaro Airlines (inativa)
0086,15 - Sudaero (inativa)
0078,22 - Golden Wings
0066,84 - L'Air Azur (inativa)
0048,40 - South American Airlines
===================================
7090,14 - Total

Em 2008:
0214,10 - Virtual Pilot Association
0200,00 - Tradewind Caribbean Airlines
0198,10 - Virtual Brazilian Airlines
0137,32 - Livewire Airlines
0101,00 - Flying Tigers Group
0078,70 - Piloto Privado
0065,52 - Blue Grass Airlines
0064,70 - Golden Wings
===================================
0960,72 - Total

30 dezembro 2008

VP0028 PABT-PALR-CYOC-CYUB

Sobre as Montanhas Philip Smith, pela manhã, cerca das 11:00 horas... em pleno inverno.

Aeronave: Grumman Goose G21A - N3458G
Dep.: 20:20 Bettles (PABT)
Arr.: 21:00 Chandalar Lake (PALR)
Distância: 84,9'
Fuel: 27 gal

O tempo todo voando no crepúsculo. Nada do sol sair, elevou-se um pouco acima do horizonte e logo depois escureceu de novo. Somando uma densa chuva na chegada, foi barra pesada.

Aeronave: Grumman Goose G21A - N3458G
Dep.: 21:30 Bettles (PABT)
Arr.: 23:10 Old Crow (CYOC)
Distância: 236,6'
Fuel: 66 gal

Outro vôo durante um crepúsculo interminável. Mas ainda, sobrevoando uma região absolutamente inóspita.

Aeronave: Grumman Goose G21A - N3458G
Dep.: 20:20 Old Crow (CYOC)
Arr.: 21:50 Tuktoyaktuk (CYUB)
Distância: 194,1'
Fuel: 65 gal

28 dezembro 2008

BG0006 CYAZ-CYPB-CCI9-CBA7-CAF4-CAL5-CAY2-CAR3

Primeira vez voando com esta "coisinha".
Cabem apenas duas pessoas, contando com o piloto. Se ele estiver só, como é o caso, comanda a aeronave do assento traseiro para manter o CG.
Uma fantástica saíde de Tofino, sob chuva e ao nascer do sol.

Aeronave: Piper J3 Cub - N1961H
Dep.: 15:45 Tofino (CYAZ)
Arr.: 17:00 MacMillan-Bloedel (CYPB)
Distância: 58,0'
Fuel: 4 gal

Depois de passar este o Lago Cox, pouco mais adiante, só nevoeiro, vôo cego até o pequeno campo de pouso.

Aeronave: Piper J3 Cub - N1961H
Dep.: 17:40 MacMillan-Bloedel (CYPB)
Arr.: 18:37 Hansen Airfield (CCI9)
Distância: 56,5'
Fuel: 4 gal

Névoa baixa e neve durante o vôo. Brrr... que frio...

Aeronave: Piper J3 Cub - N1961H
Dep.: 19:05 Hansen Airfield (CCI9)
Arr.: 20:25 Scar Creek (CBA7)
Distância: 83,2'
Fuel: 5 gal

Talvez a perna mais difícil até agora, especialmente por ter de voar alto (7500') e sem avistar o solo na maior parte do vôo. E o pouso foi de arrepiar. Treinando para bush pilot... rs...

Aeronave: Piper J3 Cub - N1961H
Dep.: 21:00 Scar Creek (CBA7)
Arr.: 21:55 Tsuniah lake Lodge (CAF4)
Distância: 46,1'
Fuel: 4 gal

Descontando a neblina abaixo de 5000', um vôo bem tranqüilo.

Aeronave: Piper J3 Cub - N1961H
Dep.: 22:25 Tsuniah Lake Lodge (CAF4)
Arr.: 23:28 Alexis Lake (CAL5)
Distância: 51,8'
Fuel: 4 gal

Este foi um vôo interessante, percorrendo um vale agradável, mas coberto de neve ao amanhecer.

Aeronave: Piper J3 Cub - N1961H
Dep.: 19:05 Hansen Airfield (CCI9)
Arr.: 20:25 Scar Creek (CBA7)
Distância: 83,2'
Fuel: 5 gal

Neblina na decolagem mas bom tempo durante o restante do vôo. Uma chegada de arrasar, contornando um vale apertado antes de dar de cara com o aeroporto.

Aeronave: Piper J3 Cub - N1961H
Dep.: 17:45 Gang Ranch (CAY2)
Arr.: 19:00 Lilloet (CAR3)
Distância: 65,4'
Fuel: 4 gal

27 dezembro 2008

TL3150 SBKP-FAWB

Mais um vôo cargueiro.

Aeronave: McDonnell Douglas DC-10-30F - N606GC
Dep.: 03:00 Viracopos Intl (SBKP)
Arr.: 12:45 Wonderboom (FAWB)
Distância: 4501,7'
Fuel: 24854 gal

24 dezembro 2008

VBA835 SBGR-FAJS

Uma bela travessia pelo Atlântico Sul antes de chegar a Johannesburg. Nesta época, não se depara com aquelas célebres tormentas e tempestades próprias desta região.

Aeronave: Boeing 747-400 - HS-TGZ
Dep.: 02:30 Guarulhos Intl (SBGR)
Arr.: 11:00 Johannesburg Intl (FAJS)
Distância: 4018,6'
Fuel: 27881 gal

23 dezembro 2008

LW3772 KONT-MKJS

Pouso perfeito em Sangster. A chegada, ao por do sol, compôs um espetáculo à parte.

Aeronave: Boeing 777-300 - N777I
Dep.: 17:30 Ontario Intl (KONT)
Arr.: 22:25 Sangster Intl (MKJS)
Distância: 2358,1'
Fuel: 16420 gal

19 dezembro 2008

VB6206 SBSP-SBCT-SBPA

Chegada a Curitiba, sobrevoando a cidade antes de entrar na final.

Aeronave: Airbus A321-200 - PT-MXC
Dep.: 12:25 Congonhas Intl (SBSP)
Arr.: 13:20 Afonso Pena Intl (SBCT)
Distância: 179,2'
Fuel: 936 gal

Canela ao fundo, na chegada a Porto Alegre.

Aeronave: Airbus A321-200 - PT-MXC
Dep.: 13:45 Afonso Pena Intl (SBCT)
Arr.: 14:55 Salgado Filho Intl (SBPA)
Distância: 290,2'
Fuel: 1409 gal

15 dezembro 2008

VP0027 SA33-SAWR-SAWM-SAVE

Outro aeroporto num buraco. Usei técnicas de piloto de garimpo, sobrevoando o aeródromo antes de pousar.

Aeronave: Cessna C208B Grand Caravan - N208LN
Dep.: 10:40 Comandante Luis Piedrabuena (SA33)
Arr.: 11:35 Gobernador Gregores (SAWR)
Distância: 94,8'
Fuel: 42 gal

Saindo do buraco.

Aeronave: Cessna C208B Grand Caravan - N208LN
Dep.: 12:00 Gobernador Gregores (SAWR)
Arr.: 13:30 Rio Mayo (SAWM)
Distância: 197,5'
Fuel: 68 gal

Uma belíssima região, linda chegada e um pouso by the book.

Aeronave: Cessna C208B Grand Caravan - N208LN
Dep.: 14:00 Rio Mayo (SAWM)
Arr.: 15:18 Esquel (SAVE)
Distância: 172,5'
Fuel: 57 gal

11 dezembro 2008

TC3011 SOCA-SBBR-SAEZ

Acabando de decolar de Rochambeau. Belíssimo tempo com lindas nuvens ao redor.

Aeronave: Boeing 767-300ER - PJ-TNQ
Dep.: 15:35 Rochambeau (SOCA)
Arr.: 18:55 Pres Juscelino Kubitschek Intl (SBBR)
Distância: 1315,5'
Fuel: 5222 gal

Depois de sobrevoar o Rio Paraná, nada como uma chegada ao Buenos Aires ao cair da tarde.

Aeronave: Boeing 767-300ER - PJ-TNQ
Dep.: 19:25 Pres Juscelino Kubitschek Intl (SBBR)
Arr.: 22:45 Ezeiza Intl Ministro Pistarin (SAEZ)
Distância: 1300,5'
Fuel: 5257 gal

09 dezembro 2008

TC3010 SVMI-SOCA

Decolando de Maiquetia.

Aeronave: Boeing 767-300ER - PJ-TNQ
Dep.: 12:15 Simon Bolivar Intl (SVMI)
Arr.: 14:50 Rochambeau (SOCA)
Distância: 979,8'
Fuel: 4188 gal

07 dezembro 2008

VP0026 SBKP-GABS-HBBA-HEAT-LPPT

Vôo cargueiro. Chegando a Senou, vindo de Viracopos. Ao fundo, o Rio Niger.

Aeronave: Boeing 707-320C - PP-BRR
Dep.: 06:30 Viracopos Intl (SBKP)
Arr.: 13:41 Senou (GABS)
Distância: 3216,5'
Fuel: 8888 gal

Sobrevoando o Lago Kivu, na chegada a Bujumbura.

Aeronave: Boeing 707-320C - PP-BRR
Dep.: 00:10 Senou (GABS)
Arr.: 05:57 Bujumbura Intl (HBBA)
Distância: 2565,1'
Fuel: 6652 gal

Tinha acabado de decolar de Bujumbra. Tive de lidar com uma pane elétrica na chegada à Asyut, pousando só com duas turbinas.

Aeronave: Boeing 707-320C - PP-BRR
Dep.: 13:40 Bujumbura Intl (HBBA)
Arr.: 18:27 Asyut Intl (HEAT)
Distância: 1900,0'
Fuel: 5529 gal

Chegada em Lisboa, depois de fortíssimas rajadas de vento NNW, ou seja, quase contra.

Aeronave: Boeing 707-320C - PP-BRR
Dep.: 09:30 Asyut Intl (HEAT)
Arr.: 15:20 Lisbon (LPPT)
Distância: 2236,7'
Fuel: 6753 gal

VBA620 SBFZ-SBNT-SBRF

Primeira perna curta, de Fortaleza a Natal

Aeronave: Airbus A320-200 - PR-MHD
Dep.: 12:10 Pinto Martins Intl (SBFZ)
Arr.: 13:15 Augusto Severo Intl (SBNT)
Distância: 243,6'
Fuel: 997 gal

Segunda perna, de Natal a Recife.
Em ambas as aproximações, baixa visibilidade, com autorização de pouso apenas por instrumentos.

Aeronave: Airbus A320-200 - PR-MHD
Dep.: 13:35 Augusto Severo Intl (SBNT)
Arr.: 14:15 Recife Intl (SBNT)
Distância: 135,7'
Fuel: 605 gal

03 dezembro 2008

LW1295 MMUN-CYVR


Sem dúvida, uma excelente aeronave.
Fortes ventos de proa, acima de 70', atrasaram este vôo noturno em cerca uma hora.

Aeronave: Boeing 767-300 - N688UA
Dep.: 23:10 Cancun Intl (MMUN)
Arr.: 06:10 Vancouver Intl (CYVR)
Distância: 2508,3'
Fuel: 14710 gal