08 maio 2007

BGA CAR25 MTTP-TJSJ-TFFR-TBPB-SVMG-SVMP-TNCC-TNCA

Port-au-Prince é a capital do Haiti. Este país fica numa ilha chamada de anteriormente de Hispaniola e hoje, de Santo Domingo, que também contém a República Dominicana (que anteriormente fazia parte do Haiti).
Supõe-se que seus habitantes originais tenham ocupado a ilha a cerca de sete mil anos a.e.c. Entretanto, no século XVI, nada mais havia de sua população original, totalmente escravizada.
A estória deste país é bastante conturbada, seja durante a ocupação francesa como mais tarde, já independente.
De sua cultura original resta apenas o forte espírito místico, de onde Martinez de Pasqually bebeu antes de reformar a sua Ordem.
Ao decolar, belas paisagens, embora tenha de se abstrair da miséria deste país... Nada como voar pelo Caribe, contando ainda com o auxílio do bom tempo.
San Juan é a capital de Porto Rico, que vive uma situação particular, uma vez que se recusa a ser o 51º estado americano.

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 11:10 Toussant Loverture Arpt (MTPP)
Arr.: 14:05 Luiz Munoz Marin Intl (TJSJ)
Distância: 364,7'
Fuel: 307 gal

Uma linda viagem sobre o oceano, com alguma turbulência.
Guadelupe é uma região administrativa da França e foi descoberta em 1493, por Colombo. É composta essencialmente por duas ilhas. O aeroporto de Le Raizet fica em Basse Terre.
Muitos não sabem, mas essa região administrativa francesa ainda inclui a Ilha de Saint Barthelemy e a metade norte de Saint Martin, bem como, algumas outras pequenas ilhas próximas de Guadelupe.
De San Juan, trouxe vários equipamentos de pesca para a temporada que se iniciará em poucos dias.

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 15:00 Luiz Munoz Marin Intl (TJSJ)
Arr.: 17:32 Le Raizet (TFFR)
Distância: 303,1'
Fuel: 200 gal

Barbados é uma ilha relativamente plana e que foi uma colônia britânica até a sua independência em 1966. Vive principalmente do turismo, embora também seja um paraíso fiscal. Possui grande estabilidade política. Porém, a principal característica desta ilha é tratar-se da mais oriental ilha do Caribe.
Daqui, para o restante da linha, só nos reta voltar para oeste. Trouxe um raro carregamento de licores para um hotel de Bridgetown, a capital.

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 18:10 Le Raizet (TFFR)
Arr.: 20:20 Grantley Adams Intl (TBPB)
Distância: 257,6'
Fuel: 187 gal

Ilha Marguerita é um antigo reduto de piratas. Muitas das fortificações ainda hoje encontardas por lá datam deste período do século XVII. O status da Ilha é interessante porque tem, de longa data, uma tradição de independência, a ponto de hoje se tratar de uma província autônoma da Venezuela. Esta Ilha foi o ponto de partida do grande conquistador Simon Bolivar.
A carga desta vez serviu para abastecer os diversos shoppings centers da ilha. Ou seja, um monte de pequenas bugigangas como porta retratos, chaveiros, etc...

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 10:00 Grantley Adams Intl (TBPB)
Arr.: 12:30 Del Caribe Intl (SVMG)
Distância: 335,5'
Fuel: 220 gal

Caracas é a capital da Venezuela e também a cidade natal de Simon Bolivar.
Em 1812, foi devastada por um terrmoto. No século XX, tornou-se um importante centro financeiro em razão do petróleo.
A aproximação é bastante tranqüila, mesmo considerando as cadeias de montanhas que cercam a cidade. uma carga comum de malotes postais. Mas fui sondado se não poderia embarcar armas para Aruba. É lógico que recusei.

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 13:00 Del Caribe Intl (SVMG)
Arr.: 14:30 Metropolitano Intl (SVMP)
Distância: 187,1'
Fuel: 137 gal

Desta vez, um vôo para as Antilhas Holandesas. Curaçao é a maior ilha do arquipélago das Antilhas Holandesas. Os nomes dados inicialmente à ilha (1501), Curasorbo e Curasoto, significando, respectivamente, "trago de bebida para cura" e "matagal de cura". Assim se entende a palavra Curaçao (arte de curar) e não com o significado de "coração".
Durante um bom período, esta ilha esteve sob domínio espanhol. Os holandeses apenas chegaram no início do século XVII, reclamando a ilha para si em virtude da necessidade de fornecer madeira e sal para a Coroa Real.
Não contei a ninguém, mas venho trazendo uma carga muito especial para Curaçao: uma bebida muito procurada chamada Marguerita. Trouxe uma garrafa especialmente para o Rainer.


Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 15:00 Metropolitano Intl (SVMP)
Arr.: 16:45 Willemstad/Hato Intl (TNCC)
Distância: 184,4'
Fuel: 126 gal

Aruba é um território autônomo, diferente do que ocorre com Curaçao. Como curiosidade, vale citar que apesar da língua oficial ser o holandês, o idioma comumente falado chama-se papiamento, uma mistura de português, africano, carubenho e inglês.
Este é o destino final desta longa viagem iniciada em Port-au-Prince e agora vou aproveitar para dar uma bela volta nesta cidade multicolorida.

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 17:15 Willemstad/Hato Intl (TNCC)
Arr.: 18:08 Oranjenstad/Reina Beatrix Intl (TNCA)
Distância: 64,7'
Fuel: 174/109 gal

Nenhum comentário: