31 maio 2007

Total de horas de vôo

2955,00 - Tradewind Caribbean Airlines
0894,83 - Livewire Airlines
0676,72 - Virtual Brazilian Airlines
0317,35 - Orange Air (inativa)
0159,80 - Flying Tigers Group
0121,87 - Icaro Airlines (inativa)
0099,54 - Blue Grass Airlines
0086,15 - Sudaero (inativa)
0060,65 - L'Air Azur (inativa)
0048,40 - South American Airlines
0007,82 - Piloto Privado
0002,74 - Golden Wings
============================
5436,08 - Total

30 maio 2007

TCA TL 6031 SCCI-SCEL

A decolagem foi sob intenso nevoeiro.
Mas fui premiado com um luar maravilhoso, belíssimo de se ver.
Uma chegada tranqüila a Santiago, com a aeronave praticamente vazia, com pouca carga de Punta Arenas.


Aeronave: Boeing 737-300 TL - PJ-SPA
Dep.: 22:00 Carlos Ibanez Del Campo Intl (SCCI)
Arr.: 01:24 Arturo Merino Benitez Intl (SCEL)
Dist: 1238,5'
Fuel: 5310/1466 gal

26 maio 2007

TCA TC 6030 SCEL-SCCI

Levando material de pesquisa para o Professor Besnard. Desta vez ele irá para a Antártida melhor equipado.


Aeronave: Boeing 737-300 TL - PJ-SPA
Dep.: 11:30 Arturo Merino Benitez Intl (SCEL)
Arr.: 15:07 Carlos Ibanez Del Campo Intl (SCCI)
IFR.: 03:37
Dist: 1211,7'
Fuel: 4172 gal

25 maio 2007

RG 8641 SAEZ-SBGL

Até Montevidéu e, particularmente sobre La Plata, um fortíssimo nevoeiro, como é de se esperar nas manhãs nessa época. E muito frio!!!
No entanto, descontando os fortes ventos que sopraram de oeste durante todo o vôo e especialmente na chegada ao Rio, uma viagem sem incidentes.


Aeronave: Boeing 737-300 Varig - PP-VPC
Dep.: 10:00 Ministro Pistarini/Ezeiza Intl (SAEZ)
Arr.: 12:59 Galeao/Antonio C Jobim Intl (SBGL)
IFR : 01:16
Distância: 1088,0'
Fuel: 3208 gal

23 maio 2007

LA 4035 OYSN-LSZH

Um vôo de rotina, transportando equipamentos elétricos para manutenção na Suíça.


Aeronave: Antonov AN124 - N581EL
Dep.: 15:05 Sanaa Intl (OYSN)
Arr.: 21:26 Zurich Intl (LSZH)
IFR : 01:20
Distância: 2668,1'
Fuel: 9259 gal

22 maio 2007

TCA TL0506 SABA-TNCM

Para encerrar, um vôo para um de meus aeroportos preferidos: Saint Marteen.
No entanto, para manter a dificuldade destas pernas recentes, fui autorizado para a Rwy27. Optei por uma aproximação curta e consegui um pouso perfeito.


Aeronave: DHC-3 TTC Super Otter - PJ-FDE
Dep.: 20:30 Juancho Yrausquin (SABA)
Arr.: 50:54 Princess Juliana Intl (TNCM)
Dist: 24,5'
Fuel: 14 gal

18 maio 2007

KL792 SCEL-SAEZ

Voar nesta aeronave é um grande privilégio! Por muito tempo, ela foi a rainha dos céus, dando origem ao conhecido MD-11.
A decolagem de Santiago ocorreu sob uma densa neblina até pouco mais de 14.000'. Com os Andes ao lado e com elevações de cerca de 16.000', estava preocupado de cruzá-lo sem ter uma referência visual.
Em razão do vento NW, pousei visual na Rwy29, um pouso perfeito, em que pude sair na primeira taxiway sem problemas.


Aeronave: Douglas DC-10-30 KLM - PH-DTA
Dep.: 12:40 Arturo Merino Intl (SCEL)
Arr.: 14:42 Ministro Pistarini/Ezeiza Intl (SAEZ)
IFR : 01:15
Distância: 656,9'
Fuel: 3617 gal

15 maio 2007

LAZ 010A LFMN-LFML-LFBO

Nice é a segunda cidade turística francesa após Paris, fato que, combinado com as dificuldades de comunicação terrestre de longa distância (por causa dos Alpes), permitiu à cidade possuir o segundo aeroporto da França em termos de frequentação (próximo dos 10 000 000 passageiros em 2005).
Nice também é famosa por sua parte velha (Vieux-Nice), pelo cours Saleya que abriga mercados e restaurantes, pelo hotel Victoria, onde morou Matisse e o Negresco, pelos museus Chagall e Matisse, pelo Mamac (Museu de Arte Contemporânea), e é claro pelo Passeio dos Ingleses (La Promenade des Anglais, "prom" para os locais) que se estende do teatro de Verdure até ao aeroporto por vários quilômetros.
Marselha, em contrapartida, tem outras caracaterísticas. Foi fundada pelos gregos em cerca de 800 aec, tomada pelos celtas e enfim, e ocupada pelos romanos em 49 aec, sendo conhecida como Massalia.
Em função de sua localização geográfica, é o maior porto comercial da França. pelas mesmas razões, sua população é composta das diversas levas de imigrantes, especialmente as do norte africano.
No vôo desta manhã, poucos passageiros se deslocando entre as duas cidades. mesmo assim, fomos brindados com um cenário excepcional.


Aeronave: DH89A Dragon Rapide L'Air Azur - F-DHPA
Dep.: 04:20 Nice/Cote d'Azur (LFMN)
Arr.: 05:32 Marseille/Provence (LFML)
Distância: 89,3'
Fuel: 22 gal

Toulouse era a antiga capital do Langedoc.
De acordo com as evidências arqueológicas, já havia uma população no local antes da chegada dos romanos. Os bascos e os celtas denominavam esta localidade de Aqutânia. Tolosa foi o nome dado pelos romanos, por volta de 118 aec. Por muito tempo, foi a maior metrópole do ocidente. Perdeu seu status entre os séculos XVIII e XIX, ficando totalmente para trás por ocasião da Revolução Industrial.
No começo do século XX, as indústrias aeronáutica e bélica se instalaram na região, proporcionando novos ventos progressistas à cidade.
É também conhecida como a "cidade rosa" em razão da cor exclusiva dos tijolos da região. Saint-Exupéry morou em Toulouse


Aeronave: DH89A Dragon Rapide L'Air Azur - F-DHPA
Dep.: 06:00 Marseille/Provence (LFML)
Arr.: 08:02 Blagnac (LFBO)
Distância: 172,2'
Fuel: 41 gal

13 maio 2007

TCA TL0505 TFFJ-SABA

Primeiro precisei dar uma volta em torno da ilha antes de pousar definitivamente. Além de estar oficialmente fechada, é a pista mais curta do planeta!!!


Aeronave: DHC-3 TTC Super Otter - PJ-FDE
Dep.: 14:10 St Barthelemy Is (TFFJ)
Arr.: 14:48 Juancho Yrausquin (SABA)
Dist: 26,6'
Fuel: 24 gal

TCA TL0504 TQPF-TFFJ

Tem alguns lugares no Caribe que são de excepcional beleza, como é o caso de St Barthelemy. Mas também, é um dos pousos mais arriscados da região...


Aeronave: DHC-3 TTC Super Otter - PJ-FDE
Dep.: 13:35 Wallblake (TQPF)
Arr.: 14:05 St Barthelemy Is (TFFJ)
Dist: 21,6'
Fuel: 18 gal

AM 051 SBPA-SAAR

Ainda levando cientistas. Agora para Rosário, na Argentina.


Aeronave: Bombardier CRJ 700 - PT-SSC
Dep.: 18:30 Salgado Filho Intl (SBPA)
Arr.: 20:20 Rosario/Islas Malvinas (SAAR)
IFR : 01:11
Dist: 532,8'
Fuel: 1364 gal

LA 4034 ORBS-OYSN

O Iêmen é formado pela união das antigas República Árabe do Iémen (ou Iémen do Norte) e a República Democrática do Iémen (ou Iémen do Sul). Ao norte encontra-se o território mais fértil de toda a península arábica, área que junto com o vale de Hadhramaut, era chamada de "Arábia Feliz, composto por uma faixa costeira semidesértica ao longo do Mar Vermelho e de uma zona montanhosa mais úmida no interior, onde se desenvolve a agricultura (sorgo para consumo interno e algodão para exportação). O tradicional cultivo de café moca foi gradativamente substituído pelo do qat, planta com propriedades narcóticas. O clima é tropical, com temperaturas altas, sobretudo em Tihmah, onde as precipitações são abundantes, e na parte oriental. O sul, é montanhoso e seco, com falta de rios perenes, sendo dois terços do território desérticos ou semidesérticos. Nos vales e oásis (1,2% do território) desenvolve-se o cultivo de milho, algodão e café. O país carece de recursos naturais, sendo a pesca um recurso importante.
Sanaa é a capital deste país, e fica entre montanhas e vales, na região fértil ao sul, formando uma paisagem agradável de se ver.


Aeronave: Antonov AN124 - N581EL
Dep.: 09:55 Baghdad Intl (ORBS)
Arr.: 13:11 Sanaa Intl (OYSN)
IFR : 01:13
Distância: 1200,2'
Fuel: 5552 gal

11 maio 2007

LH 490 SPIM-SCEL

Última etapa deste vôo com destino à América do Sul.
O pouso foi no horário (just in time), mas vencendo um forte nevoeiro.
Agora é descansar e dar uma volta em Santiago antes de pegar o vôo de volta.


Aeronave: Boeing 707-320B Lufthansa - D-ABUK
Dep.: 04:50 Jorge Chavez Intl (SPIM)
Arr.: 08:04 Arturo Merino Intl (SCEL)
IFR : 01:06
Distância: 1329,9'
Fuel: 3434 gal

GW 001 KLGB-L11-KLGB

Estou denominando de Golden Wings (GW) os vôos realizados com cenários e aviões da época entre 1920 e 1940, entre as duas Grandes Guerras.
Há todo um glamour em voar assim, recriando um período nostálgico.
Este vôo parte de Long Beach, de um pier ao norte, com turistas para uma estação de pesca na Ilha de Catalina, trazendo-os de volta posteriormente.


Aeronave: Grumman Goose G21A Avalon AT - N327
Ida : Long Beach (KLGB) - Pebby Beach (L11)
Volta: Pebby Beach (L11) - Long Beach (KLGB)
Total: 00:46
Dist.: 52,0'
Fuel : 11 gal

10 maio 2007

TCA TL0503 TUPW-TQPF

Desta vez, um vôo para uma ilha que se encontra ao lado de Saint Marteen e que os franceses costumam chamar de Sant Martin. No fundo, estou matando a saudade de meus primeiros vôos com o simulador, nos tempos do FS 5.1 e, em especial, quando comecei a voar pela TCA.


Aeronave: DHC-3 TTC Super Otter - PJ-FDE
Dep.: 12:25 Virgin Gorda (TUPW)
Arr.: 13:12 Wallblake (TQPF)
Dist: 79,6'
Fuel: 32 gal

09 maio 2007

TCA TL0502 TIST-TUPW

Um vôo curtíssimo, numa região belíssima, com um tempo maravilhoso!!!


Aeronave: DHC-3 TTC Super Otter - PJ-FDE
Dep.: 11:30 King (TIST)
Arr.: 12:03 Virgin Gorda (TUPW)
Dist: 34,2'
Fuel: 15 gal

08 maio 2007

BGA CAR25 MTTP-TJSJ-TFFR-TBPB-SVMG-SVMP-TNCC-TNCA

Port-au-Prince é a capital do Haiti. Este país fica numa ilha chamada de anteriormente de Hispaniola e hoje, de Santo Domingo, que também contém a República Dominicana (que anteriormente fazia parte do Haiti).
Supõe-se que seus habitantes originais tenham ocupado a ilha a cerca de sete mil anos a.e.c. Entretanto, no século XVI, nada mais havia de sua população original, totalmente escravizada.
A estória deste país é bastante conturbada, seja durante a ocupação francesa como mais tarde, já independente.
De sua cultura original resta apenas o forte espírito místico, de onde Martinez de Pasqually bebeu antes de reformar a sua Ordem.
Ao decolar, belas paisagens, embora tenha de se abstrair da miséria deste país... Nada como voar pelo Caribe, contando ainda com o auxílio do bom tempo.
San Juan é a capital de Porto Rico, que vive uma situação particular, uma vez que se recusa a ser o 51º estado americano.

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 11:10 Toussant Loverture Arpt (MTPP)
Arr.: 14:05 Luiz Munoz Marin Intl (TJSJ)
Distância: 364,7'
Fuel: 307 gal

Uma linda viagem sobre o oceano, com alguma turbulência.
Guadelupe é uma região administrativa da França e foi descoberta em 1493, por Colombo. É composta essencialmente por duas ilhas. O aeroporto de Le Raizet fica em Basse Terre.
Muitos não sabem, mas essa região administrativa francesa ainda inclui a Ilha de Saint Barthelemy e a metade norte de Saint Martin, bem como, algumas outras pequenas ilhas próximas de Guadelupe.
De San Juan, trouxe vários equipamentos de pesca para a temporada que se iniciará em poucos dias.

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 15:00 Luiz Munoz Marin Intl (TJSJ)
Arr.: 17:32 Le Raizet (TFFR)
Distância: 303,1'
Fuel: 200 gal

Barbados é uma ilha relativamente plana e que foi uma colônia britânica até a sua independência em 1966. Vive principalmente do turismo, embora também seja um paraíso fiscal. Possui grande estabilidade política. Porém, a principal característica desta ilha é tratar-se da mais oriental ilha do Caribe.
Daqui, para o restante da linha, só nos reta voltar para oeste. Trouxe um raro carregamento de licores para um hotel de Bridgetown, a capital.

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 18:10 Le Raizet (TFFR)
Arr.: 20:20 Grantley Adams Intl (TBPB)
Distância: 257,6'
Fuel: 187 gal

Ilha Marguerita é um antigo reduto de piratas. Muitas das fortificações ainda hoje encontardas por lá datam deste período do século XVII. O status da Ilha é interessante porque tem, de longa data, uma tradição de independência, a ponto de hoje se tratar de uma província autônoma da Venezuela. Esta Ilha foi o ponto de partida do grande conquistador Simon Bolivar.
A carga desta vez serviu para abastecer os diversos shoppings centers da ilha. Ou seja, um monte de pequenas bugigangas como porta retratos, chaveiros, etc...

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 10:00 Grantley Adams Intl (TBPB)
Arr.: 12:30 Del Caribe Intl (SVMG)
Distância: 335,5'
Fuel: 220 gal

Caracas é a capital da Venezuela e também a cidade natal de Simon Bolivar.
Em 1812, foi devastada por um terrmoto. No século XX, tornou-se um importante centro financeiro em razão do petróleo.
A aproximação é bastante tranqüila, mesmo considerando as cadeias de montanhas que cercam a cidade. uma carga comum de malotes postais. Mas fui sondado se não poderia embarcar armas para Aruba. É lógico que recusei.

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 13:00 Del Caribe Intl (SVMG)
Arr.: 14:30 Metropolitano Intl (SVMP)
Distância: 187,1'
Fuel: 137 gal

Desta vez, um vôo para as Antilhas Holandesas. Curaçao é a maior ilha do arquipélago das Antilhas Holandesas. Os nomes dados inicialmente à ilha (1501), Curasorbo e Curasoto, significando, respectivamente, "trago de bebida para cura" e "matagal de cura". Assim se entende a palavra Curaçao (arte de curar) e não com o significado de "coração".
Durante um bom período, esta ilha esteve sob domínio espanhol. Os holandeses apenas chegaram no início do século XVII, reclamando a ilha para si em virtude da necessidade de fornecer madeira e sal para a Coroa Real.
Não contei a ninguém, mas venho trazendo uma carga muito especial para Curaçao: uma bebida muito procurada chamada Marguerita. Trouxe uma garrafa especialmente para o Rainer.


Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 15:00 Metropolitano Intl (SVMP)
Arr.: 16:45 Willemstad/Hato Intl (TNCC)
Distância: 184,4'
Fuel: 126 gal

Aruba é um território autônomo, diferente do que ocorre com Curaçao. Como curiosidade, vale citar que apesar da língua oficial ser o holandês, o idioma comumente falado chama-se papiamento, uma mistura de português, africano, carubenho e inglês.
Este é o destino final desta longa viagem iniciada em Port-au-Prince e agora vou aproveitar para dar uma bela volta nesta cidade multicolorida.

Aeronave: Douglas DC3 Cargo - N47BGA
Dep.: 17:15 Willemstad/Hato Intl (TNCC)
Arr.: 18:08 Oranjenstad/Reina Beatrix Intl (TNCA)
Distância: 64,7'
Fuel: 174/109 gal

05 maio 2007

TCA TL0501 TNCM-TIST

Um belo vôo entre Saint Marteen e Sant Thomas, excelente para admirar a paisagem.


Aeronave: DHC-3 TTC Super Otter - PJ-FDE
Dep.: 09:45 Pincess Juliana Intl (TNCM)
Arr.: 11:06 King (TIST)
Dist: 107,6'
Fuel: 52 gal

02 maio 2007

LA 4033 LSZH-ORBS

Uma decolagem de Zurique numa bela manhã de sol.
A carga, remédios e instrumentos cirúrgicos.
Dá uma pena ver Bagdá desta maneira, destruída em razão da mente febril de um indivíduo sem noção.


Aeronave: Antonov AN124 - N581EL
Dep.: 04:15 Zurich (LSZH)
Arr.: 08:50 Baghdad Intl (ORBS)
IFR : 01:25
Distância: 1915,3'
Fuel: 7253 gal

01 maio 2007

LH 490 SKBO-SPIM

Um agradabilíssimo vôo noturno.
Porém, quase me esqueci que as montanhas após o aeroporto de Bogotá são muito próximas e que teria de "subir a ladeira" de forma mais íngreme.
E, para variar, pouso em Jorge Chavez sob espessa neblina.


Aeronave: Boeing 707-320B Lufthansa - D-ABUK
Dep.: 01:10 Eldorado Intl (SKBO)
Arr.: 03:58 Jorge Chavez Intl (SPIM)
IFR : 01:00
Distância: 1065,7'
Fuel: 3059 gal