30 setembro 2007

Total de horas de vôo

3074,00 - Tradewind Caribbean Airlines
0994,02 - Livewire Airlines
0676,72 - Virtual Brazilian Airlines
0317,35 - Orange Air (inativa)
0203,40 - Flying Tigers Group
0122,12 - Blue Grass Airlines
0121,87 - Icaro Airlines (inativa)
0086,15 - Sudaero (inativa)
0066,84 - L'Air Azur (inativa)
0048,40 - South American Airlines
0027,00 - Virtual Pilot Association
0026,65 - Piloto Privado
0008,90 - Golden Wings
===================================
5773,42 - Total

24 setembro 2007

CX502 VHHH-RJOO


Esta é uma região especial do planeta. com uma morfologia toda particular e, por isso mesmo, muito bonita.
Para quem nunca voou ao Japão, as aproximações de seus aeroportos são muito interessantes em razão da maneira com que se "entra" em seu espaço aéreo.

Aeronave: Boeing 707-320C - VR-HGU
Dep.: 08:00 Hong Kong Intl (VHHH)
Arr.: 11:40 Osaka Intl (RJOO)
Distância: 1420,1'
Fuel: 4755 gal

22 setembro 2007

TCA TL 0910 EGCC-KAFW


Absolutamente by the book!!!

Aeronave: McDonnel Douglas DC-10-30F N606GC
Dep.: 03:30 Manchester (EGCC)
Arr.: 13:18 Ft Worth Alliance (KAFW)
Dist: 4070,9'
Fuel: 23142 gal

20 setembro 2007

LA 281 SCEL-SCTE-SCCI


Uma aeronave muito agradável de voar, quase perfeita (que o diga o PMS), uma meteorologia especialmente show e um relevo particularmente bem delineado. Tenho certeza que todos os pax apreciaram a curta viagem.

Aeronave: Airbus A320-200 LAN - CC-COM
Dep.: 10:15 Arturo Merino Benitez Intl (SCEL)
Arr.: 12:08 El Tepual Intl (SCTE)
IFR : 01:53
Distância: 496,6'
Fuel: 1695 gal


Depois de decolar de Puerto Monnt, é subir ladeira até chegar a FL310, a altitude prevista pelo plano de vôo. Paisagens lindíssimas na maior parte do tempo, até a inóspita aproximação de Punta Arenas. Morfologicamente, trata-se de uma região extremamente arenosa decorrente da sedimentação resultante do movimento da América do Sul em direção ao Pacífico. Entretanto, esta é a ponta do "pião", que segura tudo e retém as ditas areias.
E, apenas para variar, em todas as vezes que vim para cá, sempre peguei chuva, nevoeiro e todo o tipo de problemas de visibilidade. Hoje foi um pouco melhor porque deu para avistar o aeroporto com 3'.

Aeronave: Airbus A320-200 LAN - CC-COM
Dep.: 12:25 El Tepual Intl (SCTE)
Arr.: 14:33 Carlos Ibanez Del Campo Intl (SCCI)
IFR : 2:08
Distância: 702,9'
Fuel: 1871 gal

18 setembro 2007

LA 1595 YBBN-YSSY


Uma viagem na escuridão. Apesar de algumas cidades aqui e ali, o trecho entre Brisbane e Sydney é bastante ermo.

Aeronave: Boeing 737-800 - N470LW
Dep.: 11:30 Brisbane Intl (YBBN)
Arr.: 13:20 Kingsford Smith Intl (YSSY)
IFR : 01:50
Distância: 415,6'
Fuel: 2343 gal

17 setembro 2007

TCA TL 0909 VOHY-EGCC


Outro vôo noturno, para descarregar durante o dia e não perder tempo. Desta vez, uma carga com equipamentos cirúrgicos odontológicos.
Um amanhecer na região de Sheffield absolutamente maravilhoso!!!

Aeronave: McDonnel Douglas DC-10-30F TL PJ-TBX
Dep.: 20:00 Hyderabad (VOHY)
Arr.: 06:13 Manchester (EGCC)
IFR : 01:30
Dist: 4403,9'
Fuel: 22937 gal

14 setembro 2007

CX900 RPLL-VHHH


Depois de um certo tempo sem voar esta ave, retomei o 707.
Porém, posso afirmar que, sob todos os aspectos, foi um vôo bastante esquisito.

Aeronave: Boeing 707-320C - VR-HGU
Dep.: 03:35 Ninoy Aquino Intl (RPLL)
Arr.: 05:45 Hong Kong Intl (VHHH)
IFR : 02:10
Distância: 633,2'
Fuel: 2377 gal

13 setembro 2007

TCA TL 0908 FVHA-VOHY


A maior parte do vôo foi à noite. E uma chegada com pouca visibilidade.
Mas a carga chegou ao destino inteirinha.

Aeronave: McDonnel Douglas DC-10-30F - N606GC
Dep.: 19:00 Harare Intl (FVHA)
Arr.: 03:40 Hyderabad (VOHY)
IFR : 01:47
Dist: 3722,3'
Fuel: 20122 gal

06 setembro 2007

VPA 004 SBCR-SLLP-SCFA-SCEL


Um vôo longo, com bom tempo, além das fronteiras tupininquins, ainda com a GA.
Assim que completar o número de horas necessárias, volto para as aeronaves maiores.
Decididamente, a M$ deixou a desejar nos cenários da América do Sul no FSX.

Aeronave: Beechcraft King Air 350 - PT-HRA
Dep.: 14:00 Corumbá Intl (SBCR)
Arr.: 16:43 El Alto (SLLP)
IFR : 02:43
Distância: 632,4'
Fuel: 301 gal


Sobrevoando os Andes. Uma aproximação com bastante areia dificultando a visibilidade. Felizmente, o aeroporto é bem sinalizado e foi possível avistá-lo com pouco mais de 5 milhas. Ainda, achando que a M$ deixou a desejar nos cenários da região.

Aeronave: Beechcraft King Air 350 - PT-HRA
Dep.: 17:30 El Alto (SLLP)
Arr.: 19:44 Cerro Moreno Intl (SCFA)
IFR : 02:14
Distância: 480,3'
Fuel: 196 gal


Simplesmente, uma aproximação lindíssima ao cair da tarde, quase anoitecendo.
Esta é a hora legal de chegar nesse aeroporto em que raramente se consegue avistá-lo com a devida antecedência.

Aeronave: Beechcraft King Air 350 - PT-HRA
Dep.: 20:15 Cerro Moreno Intl (SCFA)
Arr.: 22:37 Arturo Merino Benitez Intl (SCEL)
IFR : 02:22
Distância: 601,1'
Fuel: 226 gal

05 setembro 2007

BML28 TJSJ-MTCH-MYNN


Bom tempo e um vôo bem distante do furacão Dean proporcionaram belas paisagens nesta região do Caribe. Parece um aeroporto pequeno, mas esta ave pousa suavemente.

Aeronave: Lockheed L049A "Constellattion" - N90816
Dep.: 13:30 Luis Munos Marin Intl (TJSJ)
Arr.: 15:15 Cape Haitien Intl (MTCH)
Distância: 371,5'
Fuel: 771 gal


Mais um vôo e este foi marreta. Apesar do bom tempo, ventos variados de proa fizeram com que eu tivesse de corrigir o rumo todo o tempo. A propósito, esta aeronave não possui GPS ou sistema inercial de posicionamento. Em outras palavras, a navegação é feita "no braço".
A foto é em Nassau, taxiando.

Aeronave: Lockheed L049A "Constellattion" - N90816
Dep.: 16:15 Cape Haitien Intl (MTCH)
Arr.: 18:22 Nassau Intl (MYNN)
Distância: 440,7'
Fuel: 1269 gal

04 setembro 2007

TCA TL0907 TFFF-FVHA


Em função da distância e, portanto, ter de voar com os tanques abarrotados, não foram muitos os tratores usados que pude levar. Enfim, um longuíssimo vôo para Harare e deu para trazer uns doze tratores.
A chegada foi fantástica, pois programei o pouso para o nascer do sol e deu certo, cheguei bem na hora, com o sol despontando no horizonte.

Aeronave: McDonnel Douglas DC-10-30F - N606GC
Dep.: 15:15 Le Lamentin (TFFF)
Arr.: 04:15 Harare Intl (FVHA)
IFR : 01:18
Dist: 5945,0'
Fuel: 31883 gal

02 setembro 2007

LH 644 EDDF-VABB-VTBD-RPLL


Apesar do vôo tranqüilo e sem incidentes, com fortes ventos soprando de W e NW, a aproximação foi extremamente complicada. A pista só foi avistada a pouco menos de 2'. E para piorar a situação, o glideslope estava inop.
Ainda bem que já viera a Mumbai numa outra oportunidade e conhecia um pouco este aeroporto, cercado de prédios como um outro que conhecemos.

Aeronave: McDonnel Douglas DC-10-30 Lufthansa - D-ADCO
Dep.: 15:20 Frankfurt Intl (EDDF)
Arr.: 23:31 Chhatrapati Shivaji Intl (VABB)
IFR : 02:01
Distância: 3591,5'
Fuel: 20089 gal


Um vôo tranqüilo, sem percalços. Um pequeno atraso em razão da órbita que tive dar para me aproximar do aeroporto.

Aeronave: McDonnel Douglas DC-10-30 Lufthansa - D-ADCO
Dep.: 15:20 Chhatrapati Shivaji Intl (VABB)
Arr.: 19:34 Bangkok Intl (VTBD)
IFR : 01:42
Distância: 1646,2'
Fuel: 11076 gal


Uma decolagem interessante, com a aeronave leve, com pouca pista.
Mas uma aproximação e pouso complexas em razão da baixíssima visibilidade em Manilla.

Aeronave: McDonnel Douglas DC-10-30 Lufthansa - D-ADCO
Dep.: 06:00 Bangkok Intl (VTBD)
Arr.: 09:22 Ninoy Aquino Intl (RPLL)
IFR : 01:44
Distância: 1192,0'
Fuel: 7712 gal

LA 4098 NZCH-YBBN


Decolagem de Christianchurch, na Nova Zelândia, logo cedo pelas manha. Um céu estranho, mas que possibilitou esses efeitos especiais de cores.
Um vôo normal para Brisbane, com uma aproximação muito particular sobre uma ilha, sobra a qual se passa muito próximo, pois faz parte da rota de aproximação. Felizmente, a ilha é pouco habitada.

Aeronave: Boeing 747-400 - N863LE
Dep.: 19:15 Christchurch Intl (NZCG)
Arr.: 23:01 Brisbane Intl Intl (YBBN)
IFR : 01:26
Distância: 1400,3'
Fuel: 9424 gal

01 setembro 2007

VPA 003 SBMT-SBLO-SBCG-SBCR


Faz tempo que não vôo com esta aeronave.
Como passageiros, dois ilustres professores para dar uma conferência sobre a cultura japonesa. Mas acredito que devem passar uns dias por aqui, nesta agradável cidade.

Aeronave: Cessna 208B Skylane - PT-HDE
Dep.: 13:20 Campo de Marte (SBMT)
Arr.: 15:24 Londrina (SBLO)
Distância: 248,2'
Fuel: 80 gal


A imagem engana... Esta foi a partida de Londrina.
A aproximação de Campo Grande foi debaixo de nevoeiro, na realidade, uma forte névoa seca que, no entanto, não impediu a aproximação visual.
E, esta tarde foi de fortes ventos NW, atrasando a chegada em cerca de 10 minutos.

Aeronave: Cessna 208B Skylane - PT-HDE
Dep.: 16:30 Londrina (SBLO)
Arr.: 18:45 Campo Grande Intl (SBCG)
Distância: 261,1'
Fuel: 80 gal


Primeira vez voando nesta região. Uma geografia até interessante. A aproximação é estranha, pois a existência de um rio costuma enganar numa aproximação visual. No entanto, um pouso "by the book", perfeito. Não foi necessário o uso do "vasp".

Aeronave: Cessna 208B Skylane - PT-HDE
Dep.: 19:30 Campo Grande Intl (SBCG)
Arr.: 20:57 Corumba Intl (SBCR)
Distância: 190,7'
Fuel: 51 gal